Superando a pandemia na indústria cerâmica

pandemia capa

Confira na íntegra a entrevista sobre como superar crise causada pela pandemia na Indústria Cerâmica.
As perguntas foram feitas pela ANICER, e as respostas elaboradas pelo Luiz Bisaccioni, em nome da Bonfanti.

1) O que a COVID-19 impactou no setor?

Após um curto período de normalidade, o setor cerâmico ficou plenamente envolvido no rápido crescimento do mercado imobiliário. O mercado residencial iniciou com pequenas reformas e ampliações, enfim casas e edifícios habitacionais. A elevada procura do material cerâmico gerou atraso na entrega, e todos os insumos utilizados na fabricação tiveram seus custos alterados gerando novos preços de venda. A mesma situação aconteceu com a Bonfanti, a elevada procura e venda de equipamentos e peças de reposição gerou o atraso no prazo de entrega dos seus produtos, a matéria prima utilizada sofreu e está sofrendo até hoje vários aumentos elevando desta forma o seu custo de produção, sem considerar que a sua entrega é longa, parcial e atrasada. Mesmo com 350 colaboradores e duas unidades fabris continuamos com problemas de entrega e a carteira de pedidos continua crescendo.

2) Como o setor se reinventou neste período?

O plano da Bonfanti foi:
– Aumentar o número de fornecedores idôneos e qualificados;
– Aumentar o quadro de funcionários;
– Aumentar os turnos de trabalho das duas unidades fabris;
– Aumentar o controle de qualidade durante as fases de produção.

3) Quais as dicas para manter um layout atualizado na fábrica?

Acho que o ceramista precisa neste momento seguir os seguintes passos:
A) Controlar e administrar a matéria prima e suas jazidas para manter um padrão de mistura das argilas;
B) Mesmo com o aumento de produção, fabricar produtos cerâmicos com qualidade, conforme as normas vigentes;
C) Ter um contato técnico/comercial após as entregas dos produtos cerâmicos (após venda) para verificar a satisfação final do cliente;
D) Analisar as perdas de produção e estabelecer um plano de ação para diminuir até eliminar as perdas, aumentando assim a lucratividade operacional;
E) Analisar os custos fixos / sua evolução / neste período X preço de venda;
F) Qualificar através de cursos a mão de obra da sua fábrica e isto vai gerar uma diminuição do custo de produção.

Em caso de investimentos no layout existente:
A) Analisar quais investimentos são prioridades no funcionamento da cerâmica, podendo assim diminuir o custo de produção;
B) Preparar um novo layout da Cerâmica existente prevendo todos os investimentos que deverão ser feitos agora e nos próximos anos;
C) Quantificar o custo de cada investimento e sua prioridade;
D) Estabelecer o cronograma de investimentos.

 

4) Quais as últimas novidades quanto as inovações de equipamentos cerâmicos?

A Bonfanti como já informado em vossa última matéria, segui o plano de inovações introduzindo novos equipamentos com novas tecnologias para o mercado brasileiro.

A) Ultimando a construção de uma nova Extrusora Monobloco a Vácuo Bonfanti para extrusão a duro modelo “Hurricane” com caracol dianteiro inferior de 500mm de diâmetro.
Seu projeto e sua construção estão preparados para extrudar com 30 kg./cm² de dureza.
O teste industrial será realizado no quarto trimestre deste ano.

hurricane
Cerâmica City – SP

 

B) Prensa Rotativa a Duplo Estampo Bonfanti para telhas cerâmicas modelo PR12F, projeto inovador introduzindo várias inovações inéditas no mercado atual.
Moldes = 12 (formas)
Batidas por minuto = 22
Produção horária = 2.640 telhas
Forças de Prensagem = 150 ton.
Potencia instalada = 40 CV.
Peso = 11 ton.

O teste industrial será realizado no quarto trimestre deste ano. Já foram comercializadas 05 (cinco) unidades.

prensa
Cerâmica Barrobello Ltda. – SP

 

C) Secadores Semicontínuos Semi Rápidos com secagem rápida de 5 a 8 horas para qualquer produto cerâmico com paredes finas, paredes grossas e telhas cerâmicas.

Tecnologia italiana da empresa Marcheluzzo/COSMEC nossa parceira em: Automação, secadores e fornos túneis.
02 – Secadores construídos, já em funcionamento com sucesso.
03 – Secadores em construção.

Cerâmica Brasileira Ltda. – MG (Grupo Santa Emília)
Cerâmica Maristela Telhas (Top Telha) – SP

D) Construímos e colocamos em funcionamento 01 (um) Automatismo de Descarga das estantes sobre vagonetas do Secador, carregadas com produtos cerâmicos secos e carga nos carros do forno túnel na Cerâmica Constrular Ltda. – SC.

automatismo
Projeto de nossa parceira Italiana Marcheluzzo/COSMEC – Itália.

 

E) Construímos e colocamos em funcionamento a maior Extrusora Monobloco Bonfanti do mercado brasileiro modelo MVMB-600 (diâmetro da hélice inferior 600mm)

– Produção em úmido = 65 ton./hora
– 03 Extrusoras em funcionamento
– 01 Extrusora em fase de instalação

E um Laminador Refinador modelo LB-1000 diâmetro do cilindro 1.000mm, largura do cilindro 800mm, espessura da camisa 125mm.

– Peso = 13 toneladas
– 38 Laminadores Refinador em funcionamento.
– 01 Laminador em fase de instalação.

maromba2
Os dois equipamentos foram instalados na Cerâmica Tupi Guarani – SC.

 

F) Construímos e colocamos em funcionamento o Destorroador Bonfanti modelo DB-1200/3 com anéis dentados em aço fundido. Na Usina de preparação de matéria prima.

Este equipamento processa 42 caminhos por dia com peso médio de 22 toneladas por caminhão em 8 (oito) horas de trabalho.

destorroador
Instalado na Cerâmica Barrobello Ltda. – SP.

 

G) Terminamos o projeto de uma Extrusora Agregada a Vácuo Bonfanti (Misturador Horizontal acoplado na Extrusora) para Extrusão a duro modelo AVB 750 diâmetro da hélice inferior 700mm.

extrusora
Ultimando o projeto construtivo.

 

H) Terminamos o projeto construtivo de um Laminador Refinador Bonfanti modelo LB-1350 (Diâmetro 1350mm x 900mm largura da camisa x 135mm de espessura) e estamos iniciando o projeto de um novo Laminador Refinador de maior porte.para alta produção e refino.

image12
Projeto construtivo concluído.

 

I) Nossa fundição sendo líder na fabricação e comercialização de camisas para Laminadores Refinadores para todas as marcas de Laminadores com diâmetro de 500mm até 1.000mm aumentou sua linha de fabricação para atender a elevada demanda do mercado cerâmico.

laminadores

 

Para concluir nossa matéria, informamos a todos os nossos clientes que a Bonfanti S.A. já fez e continua fazendo vários investimentos no intuito de solucionar o atraso do prazo de entrega das mercadorias adquiridas para Vsa.

Nossas desculpas pelo atraso de nossas entregas mas o elevado volume de vendas e a falta de matéria prima de qualidade está prejudicando uma rápida recuperação. Acreditamos que logo estaremos solucionando este tema. Sugerimos que Vsas. nos envie a programação de novos pedidos para entregas futuras facilitando assim nossa programação de fabricação.

A Bonfanti líder de mercado continua e continuará investindo no setor cerâmico sendo que desde 1904 acredita neste segmento e sempre estará apresentando inovações tecnológicas para o nosso mercado.